Visitantes

Soufflé de Bacalhau

Esta receita faz parte da minha iniciação no mundo da culinária. Tudo porque aos 14 anos, graças ao trabalho que tinha (estudava e trabalhava em part-time), ia mutas vezes a eventos de moda pelo país fora. Ora, num desses eventos - no Casino Estoril - foi-me apresentado um prato de bacalhau que eu simplesmente adorei. Era diferente do que já tinha comido e era suave e vistoso. Vim a saber mais tarde que seria um creme de bacalhau, com base num soufflé.
Quando cheguei a casa e mal pude ir à cozinha, iniciei algumas tentativas para chegar ao tal sabor e aspeto. Com a ajuda de senhoras entendidas, acabei por encontrar esta receita que embora a apresentação seja diferente, até porque é muito difícil servir um soufflé numa situação com muita gente para comer, o sabor é muito idêntico ao que provei e adorei.
Sendo assim, queiram ter:

Para 4 pessoas
300g de bacalhau cozido e desfiado sem pele
100g de manteiga amolecida
1/2lt leite morno
5 ovos
2c. sopa bem cheias de farinha de trigo ou maisena
sal, pimenta branca, noz moscada e açafrão q.b.
1 alho picado

Faça um Roux ou embamata clara com a farinha e a manteiga (derreta a manteiga e junte a farinha e deixe cozinhar até formar uma bola). Adicione o leite morno e misture bem até resultar num creme macio.
Junte as especiarias, o bacalhau e as gemas. Envolva bem.
Deite o preparado num pirex ou taças para soufflé e espalhe por cima as claras em castelo.
Leve ao forno a gratinar e sirva de imediato para que o soufflé não abata.
À mesa, regue com um fio de azeite aromatizado morno.


Um Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário