Visitantes

Bombons de Arroz Tufado

 
Estes bombons são uma espécie de dois em um: Snack guloso e ao mesmo tempo nutritivos.
Comece por escolher um bom chocolate: o negro tem mais cacau (acima dos 50%) e menos manteiga de cacau, por isso mais saudável. Ou seja, escolha um chocolate com mais percentagem de cacau. Eu uso de 60 a 72%. O passo seguinte é executar a "tempera" do chocolate:
Este processo é necessário para que o chocolate fique mais resistente e crocante e mais brilhante.
É com este processo que os bombons ficam estaladiços e desejáveis aos olhos. Também aguentarão melhor as temperaturas e ambientes a que irão estar sujeitos quando forem distribuídos.
Para desmistificar este processo, passo a explica-lo de modo fácil e sem recorrer a termómetros ou complicações habituais que afoguentam o chocolateiro iniciante. Lembro que o processo que passo a explicar é para trabalhar o chocolate negro:
Derreta o chocolate em banho-maria, utilizando uma panela maior que a utilizada para a água.
Assim que estiver derretido e uniforme, verta 2/3 do chocolate derretido para uma superfície lisa e fria como a mármore ou placa de cerâmica (melhor se puder levar a placa ao frigorífico por uma ou duas horas antes).
Com a ajuda de duas espátulas vá levantando e escorrendo o chocolate da superfície até este ficar morno quase frio (coloque um pouco na parte inferior o seu pulso para ver a temperatura, como se faz com a água do banho dos bebés). Junte-o novamente ao restante chocolate da panela e misture bem. O chocolate estará agora pronto e temperado.

Para 200g de chocolate, use 150g de arroz tufado que encontra nos supermercados, na zona dos cereais de pequeno almoço.
Misture bem e com a ajuda de uma colher coloque pequenas porções em cima de uma folha de papel vegetal.
Deixe secar e reserve-os em saquinhos ou frasquinhos decorados.
Simples e deliciosos!

Um Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário