Visitantes

Bolo Brioche Aplefstrudel

 
O Aplefstrudel é uma sobremesa tipíca da Austria. Como gosto muito dela, e como a massa brioche é uma massa "multiusos" na doçaria, juntei o recheio de uma e a outra massa para poder transportar este bolo nos pic-nics de verão.
Queiram ter:

Para a massa:
250g farinha
13g de levedura fresca
leite q.b
1c. café aroma baunilha
2 ovos inteiros
30g de açúcar amarelo
1c café de sal grosso

Para o recheio:
2 maçãs reineta em pedaços
+- 100g de noz tostada em pedaços
1c. sobremesa de canela em pó
150g de açúcar
1c sopa de pão ralado
50ml de rum, aguardente ou bebida espirituosa a gosto

Modo:

Massa
Bata cerca de 100g de farinha com a levedura embebida em cerca de 25ml de leite. Bata até moldar uma bola e deixe repousar cerca de 20min. A este preparado chama-se "Isco".
Bata os restantes ingredientes, começando sempre pelos sólidos, e acrescentando depois os liquidos.
Junte o isco no fim do repouso (ele levedou e estará com cerca do dobro do tamanho). Bata até obter uma bola lisa, como massa para pão.
Deixe levedar 40min.
Neste tempo leve ao lume todos os ingredientes do recheio ao lume e deixe cozinhar até amolecer a maçã. Retire do lume e deixe arrefecer.
Tenda a massa em círculo e recheie com o preparado da maçã. Enrole como uma torta e corte discos (fatias) do rolo, dispondo-os num tabuleiro untado e enfarinhado. Pincele com gema de ovo e deixe levedar mais 20min. Asse em forno a 180º.
Dica: Pode diluir cerca de 100g de açúcar em pó com 1 e 1/2 colheres de sumo de limão e glacear (deitar em fio) este bolo quando estiver frio.

Um Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário