Visitantes

Açorda de Atum

 
Eu adoro pão! Com elementos ou simplesmente sem nada!
Esta receita por norma faço servida dentro de um pão (Pão de centeio ou de água grande), mas para não abusar do pão, na foto servi simples no prato.
Cá vai:
Açorda de Atum (cá em casa é conhecida pela açorda dos pobres):
Em azeite refogar um dente de alho finamente picado e uma colher de sobremesa de massa de pimento vermelho (Costumo fazer em... casa - mais tarde digo como fazer)
Juntar o miolo (juntei tudo porque gosto das diferentes texturas do pão) de um pão alentejano (ou género) cortado em cubos e deixar saltear para ganhar sabor.
Regue o preparado com caldo de legumes mexendo alternadamente o preparado. O caldo é posto até atingir uma textura a seu gosto (eu gosto dela um pouco mais dura, o suficiente para compactar no prato) tempere com sal e pimenta. Entretanto, enquanto prepara a açorda, tenha à parte uma panela com água e um pouco de vinagre a ferver. Coloque nesta água fervente os ovos 1a1 e deixe cozinhar a clara (normalmente ficam cerca de 3-4min). Quando a Açorda estiver pronta a servir, coloque-a num prato de servir ou dentro da carcaça do pão (oca) e faça uma pequena cova por cima - servirá de cama para o ovo. Coloque o ovo com cuidado, verta umas pedrinhas de sal em cima do ovo, e salpique com coentros picados.
Sirva com batata palitada frita e uns legumes salteados... fica divinal!
Um Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário