Visitantes

Licor de Leite à moda das Lourdes Malaguerra

Sim, leram bem é mesmo "das Lourdes Malaguerra". Esta receita passou da minha tia-avó Lourdes Malaguerra - cabeleireira de profissão em tempos de Salazar - para a minha mãe - Lourdes Mary Malaguerra (a qual se certificava que eu aprendia a cozinhar). Este licor é feito pela minha mãe desde que me conheço como gente. Faz para todos, porque sabe que todos o adoram.
Sei que é um licor, segundo consta, típico de Condeixa-a-Nova. Não tenho a certeza embora reconheça que é muito protegido pelas senhoras mais antigas da terra. Nem sei se a receita é a mesma. Como a minha tia já não vive presencialmente entre nós, não lhe posso perguntar onde foi buscar esta receita. Apesar destas dúvidas todas, aqui segue, em jeito de minúsculo memorial, este pequeno tesouro:

1kg de açúcar amarelo
4 limões em 1/4
1 litro de leite gordo
4c. chá de canela
1 litro de aguardente de boa qualidade
um recipiente de plástico com capacidade para mais de 2 litros, com tampa.

Deite tudo no recipiente e guarde durante 2 ou 3 semanas, com o cuidado de mexer de vez em quando (por exemplo à noite).
Ao fim deste tempo, coa e reserve em garrafas de vidro com rolha.
Este licor sabe sempre melhor passados 2 anos da confeção. Por esse motivo, a minha mãe (e agora eu) coloca uma etiqueta no frasco com a data da produção dele.
Como se aproxima o Natal, aconselho um cálice deste licor para acompanhar os tão conhecidos doces de Natal: rabanadas, filhoses, azevias, broinhas etc.
Um Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário